José Freire - O Mestre do Alicatado

José Freire tem vindo a construir, nos últimos anos, uma singular e original obra plástica a partir do recorte de uma das matérias mais simbólicas e belas do universo da arte portuguesa: o azulejo.

O seu vasto conjunto criativo inicia o seu particular âmago plástico através dum sábio dominio técnico do “ alicatado”, proporcionando o surgimento de multiplos fragmentos cromáticos que são, posteriormente, conjugados em luminosas composições.

José Freire, artista autodidata fundanense, incute nas suas vibrantes obras as linhas dum figurativo renovado.

O seu universo temático parte, muitas vezes, da primeira criação de outrem, reordenada em novas bases e texturas que conduzem o observador a leituras rememoradas.

Não são réplicas. Estamos, sim, perante intimas percepções que possuem algo de encantatório e que excitam a nossa deslumbrada visão pelo reflexo e brilho das cores que as peças emitem.

Elevando o “ alicatado “ a um a técnica maior, o artista convoca com o azulejo várias disciplinas plásticas, cultivando todas as dimensões expressivas e os fragmentos de cerâmica colo-ridos pintam, modelam, esculpem, desenham.

Mas há uma coordenada nas obras de José Freire que me parece ser importante aludir : a capacidade evocativa da infância e de novos imaginários que estas peças transmitem.

Na verdade, somos conduzidos para as recor-dações e vivências em que o cizentismo da vida era quebrado pelos luminosos azulejos que bruxuleavam nos nossos caminhos e paisagens.

A arte de Josê Freire é um pequeno mundo de evocações e de passados, mas também de presentes que reencantam em plurais metáforas os sentidos.

E será esse regresso, a uma real presença do azulejo e das estruturas plasticas “ alicatadas “ nas paisagens dos nossos quotidianos domés-ticos e públicos, que gostaria de ver concretizado e acarinhado.

Bem Haja pela sua arte.

 

Alcina Cerdeira

Vereadora de Cultura Câmara Municipal do Fundão

Obra em destaque

Painéis de São Vicente de Fora
Painéis de São Vicente de Fora

LIVRO 25 Anos a Alicatar Azulejo com "Outra Arte", para mais informações envie e-mail para:

a.z.veiga.freire@gmail.com

Algumas imagens do lançamento do Livro