Painéis de São Vicente de Fora

350x140 cm 

Na sua versão original trata-se de uma pintura de referência executada no Séc. XV por Nuno Gonçalves, patente  no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa.

Pela sua excepcional qualidade, para além de ocupar um lugar de inquestionável destaque na historia da pintura portuguesa, é também uma obra prima mesmo quando considerada em contexto europeu.

Os Painéis encerram em si a história de um povo, tendo sido executados por ordem do rei D. Afonso V.

São constituídos por um conjunto de 6 quadros ( 1. Os Frades; 2. Os Pescadores; 3. O Infante; 4. O Arcebispo; 5. Os Cavaleiros; 6. A relíquia ), contendo 58 personagens em torno da dupla figuração de S. Vicente.

A presente réplica, com cerca de 3,50m X 1,40m, de autoria de José Freire ( 2/3 do original aprox.), demorou cerca de 1 ano a ser executada.

Trabalhada de uma forma única, e até hoje nunca assim reproduzida, pretende afirmar a existência de outra técnica e contribuir para divulgar a existência e o conhecimento dos referidos Painéis.

Ao mesmo tempo, firmar através da presente recriação, outra versão dos Painéis idêntica ao original, executada em azulejo alicatado e sem utilização de quaisquer tintas, óleos, pincéis ou espátulas, indo assim ao encontro de “ outra arte “.

 

Obra em destaque

Painéis de São Vicente de Fora
Painéis de São Vicente de Fora

LIVRO 25 Anos a Alicatar Azulejo com "Outra Arte", para mais informações envie e-mail para:

a.z.veiga.freire@gmail.com

Algumas imagens do lançamento do Livro